A Assembleia Legislativa oficializou o edital da eleição da Mesa Diretoria para o biênio 2023-2024, que ocorrerá no dia 1º de fevereiro, na cerimônia que será realizada no Teatro Zulmira Canavarros. O documento prevê a criação de uma comissão que terá a atribuição de dar posse aos deputados eleitos.
O deputado estadual Sebastião Rezende (União), por deter o maior número de mandatos consecutivos, será o responsável por presidir o grupo e dará posse aos 23 colegas, incluindo o presidente do Legislativo, Eduardo Botelho (União), que deverá ser reconduzido à chefia do Legislativo após consenso com o deputado Max Russi (PSB).
De acordo com o rito, os deputados têm até as 18 horas do dia 30 de janeiro para fazer a inscrição da chapa única. Já o evento do dia 1º terá início às 10 horas.
Após a abertura dos trabalhos, o atual 1º secretário Max Russi (PSB) vai numerar a única chapa inscrita. Logo depois, Rezende anunciará ao plenário a chapa homologada, bem como seus integrantes e sua numeração.
A eleição dos membros da Mesa Diretora será secreta e ocorrerá mediante apresentação de cédula completa.
Em seguida, Rezende designará a deputada Janaina Riva (MDB), por ser do partido de maior bancada, para auxiliar Max na tarefa de apuração dos votos. Por fim, os deputados da 20ª legislatura tomam posse.