Mais de 400 pessoas participaram da 1ª Corrida SER Família dos Anjos “Vista Suas Asas, Doe Medula Óssea”, neste último sábado (20.05), na Arena Pantanal, em Cuiabá. Com percurso de 5 km, a corrida teve como objetivo incentivar o cadastro para a doação de medula óssea e sangue. Além do incentivo à doação, o evento arrecadou cerca de 400 pacotes de fraldas para instituições filantrópicas, requisitadas como critério para a inscrição.
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, idealizadora e madrinha da corrida, acompanhou o evento de forma online, por estar em recuperação de uma cirurgia. Ela foi representada pelo governador Mauro Mendes e pela filha, Maria Luiza Mendes, que correram e entregaram medalhas e troféus aos vencedores.
“Fiquei emocionada quando vi os participantes unidos por esta causa. Fazer o cadastro voluntário de medula é um ato de amor ao próximo. Eu sou transplantada, recebi um dos rins do meu esposo, e hoje posso contar meu testemunho. Precisamos incentivar cada vez mais os cadastros para doação de medula, doação de sangue e doação de órgãos também. Queria muito ter participado, mas fui muito bem representada por minha filha caçula Maria Luiza, que levou sua amiguinha Olivia, e pelo governador Mauro Mendes, meu esposo e grande apoiador das ações que abraço”, disse a primeira-dama do Estado.
“Quero agradecer todos que se envolveram na organização, minha equipe Unaf, a Setasc, a Secel, o MT Hemocentro que nos deu a honra de firmar esta parceria pela vida, a Federação de Atletismo de MT, a empresa Morro MT, e, especialmente, todos que se inscreveram e vestiram suas asas para ajudar a salvar vidas”, agradeceu Virginia Mendes.
A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasi Bugalho, ressaltou que todas as doações que foram efetuadas nas inscrições da 1ª Corrida SER Família dos Anjos serão revertidas para instituições filantrópicas.
“A doação de sangue e da medula óssea pode salvar vidas. A doação é um ato de amor. Quem já precisou, ou conhece alguém que em algum momento necessitou de uma doação, sabe a importância deste gesto. Então, agradeço a todos vocês, principalmente à nossa primeira-dama Virginia Mendes, que idealizou esta corrida com muito carinho”, disse a secretária Grasi.
Ela destacou o trabalho em equipe do Governo de Mato Grosso para a realização da corrida, entre as secretarias de Saúde (SES), Assistência Social e Cidadania (Setasc), Cultura, Esporte e a Lazer (Secel-MT), a Unidade de Apoio à Família (Unaf) e o MT-Hemocentro.
A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, declarou que ações como essas sensibilizam as pessoas para a importância do transplante, com o objetivo de proporcionar que mais pessoas façam esse gesto de amor ao próximo.
“Essa semana mesmo nós tivemos um paciente nosso aqui da Hemocentro que teve o prazer de receber o transplante de uma medula óssea, porque alguém fez o seu cadastro em algum hemocentro público. Então, gratidão a todos que fizeram parte dessa festa tão linda. Gratidão à nossa primeira-dama Viriginia Mendes, ao nosso governador e a todos os envolvidos”, disse a diretora Gian Carla.
Márcia da Silva Oliveira, corredora há três anos foi a ganhadora na categoria feminino, finalizando o percurso em 23 minutos e 26 segundos.
“Pra mim é muito gratificante participar dessa primeira corrida, porque gosto de correr e ainda poder ajudar, somando com esse evento em prol de ter mais doadores de medula óssea foi muito gratificante. Eu achei maravilhoso a iniciativa do estado em conscientizar as pessoas a serem voluntários da solidariedade”, afirmou Márcia.
Já na categoria masculino, Adonias Pereira ficou em primeiro lugar e completou a prova em 18 minutos e 53 segundos. Corredor há seis anos, acostumado a corridas com mais de 20 quilômetros, garantiu que o percurso foi bem escolhido.
“Percurso muito legal em torno da Arena Pantanal. Muito bom mesmo. Quero dar os parabéns aos envolvidos, principalmente ao governador e à primeira-dama, pela iniciativa. Foi um sucesso essa primeira corrida e já aguardo a segunda edição”, afirmou Pereira.
As irmãs Cecília Boaventura de Morais (75) e Silva Boaventura (79) se sentiram privilegiadas em participar da corrida e, além de praticar o esporte, ajudar na campanha de doação de medula óssea.
“Mesmo na nossa idade, queremos ajudar e incentivar a doação, porque pode salvar vidas. Em todos os meus anos, não havia visto um trabalho como este e sendo por uma causa justa. O governador e a primeira-dama de MT estão de parabéns em trabalhar juntos e ajudar tantas pessoas”, disse Dona Cecília.
A servidora pública Paula Renata de Carvalho, corredora desde 2016, destacou a organização da 1ª Corrida SER Família dos Anjos. “Muito bacana um percurso assim. Passar dentro da Arena foi muito incrível. Foi a primeira vez passei no gramado. Eu via todas as pessoas tirando foto, se divertindo e foi muito bacana. Esse foi o diferencial do percurso”, contou.
Solidariedade
A Campanha de Cadastro Voluntário de Medula Óssea ocorre a partir desta segunda-feira (22) e segue até 26 de maio, na sede do MT Hemocentro. Todo ano, a instituição realiza a campanha de incentivo à doação na “Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea”.
A corrida foi realizada em parceria com a Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) e gerenciada pela Morro MT.
Pódio
Feminino
1 – Marcia Oliveira – 23 minutos e 26 segundos
2 – Querli Lima de Paula – 24 minutos e 02 segundos
3 – Noemi dos Santos Machado – 24 minutos e 26 segundos
Masculino
1 – Adonias Pereira – 18 minutos e 53 segundos
2 – Adelson Luiz Pereira – 19 minutos e 41 segundos
3 – Valdecarlos José dos Santos – 21 minutos e 20 segundos
PCD
1º – Adirson Henrique Rodrigues de Castro – 22 minutos e 53 segundos
2º – Orlindo Barbosa Ferreira – 32 minutos e 53 segundos
Confira a lista completa da classificação aqui.