Procurar auxílio psicológico é fundamental para o enfrentamento de momentos de crise. No entanto, devi a questões financeiras, o acesso a esses espaços nem sempre é simples, acabando por se tornar um direito pouco acessível. Diante disso, o g1 separou algumas opções de locais que oferecem auxilio psicológico gratuito em Cuiabá.
Universidades
Muitas faculdades contam com atendimentos psicológicos gratuitos como uma atividade de extensão para os cursos de psicologia. Essas ações também são efetuadas em Cuiabá. Os interessados podem entrar em contato por meio dos números abaixo.
- UFMT Clínica Psicológica (65) 99316-3115
- Unic Clinica Psicológica (65) 3363-1278
- Univag Clínica Psicológica (65) 3688-6170
- Fauc Clínica Psicológica (65) 99278-9731
Projeto Cuidar Cuiabá
O Projeto Cuidar Cuiabá oferece atendimento psicológico tanto presencial quanto online. Os interessados podem fazer triagem por meio do formulário disponibilizado pela equipe ou entrar em contato pelo número (65) 9 9308-9775.
CVV – Centro de Valorização da Vida
O Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativos brasileira, de caráter filantrópico, que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar.
O atendimento, que fica disponível 24h por dia, é feito sob total sigilo e pode ser realizado por telefone, e-mail e chat. Diferente dos outros modos, o atendimento por e-mail não é feito de forma imediata. Aqueles que preferem efetuar a conversa via ligação, podem contatar por meio do número (65) 3321-4111 ou 188.
Centros de Atenção Psicossocial
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) são espaços que oferecem serviços de saúde comunitário voltados para transtornos psicológicos, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial.
Em Cuiabá, o CAPs está localizado na rua Jessé Pinto Freire, no bairro Centro Sul e pode ser contatado por meio do número (65) 9 9214-0774.