Os trabalhos na rodovia foram vistoriados por Mauro na manhã desta sexta-feira (21.07), junto com a equipe técnica da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e imprensa.
“É uma obra que foi falada há mais de uma década, e infelizmente ninguém havia tirado do papel. Fizemos um trabalho ao longo do primeiro mandato e conseguimos destravar todos os óbices, todos os problemas, e a obra está em pleno andamento”, relatou.
A obra ocorre no chamado Contorno Norte, que liga a Estrada de Chapada até a BR-163 em Várzea Grande, em uma extensão de 21 km. Neste percurso, estão sendo construídos viadutos, trincheiras e duas pontes sobre o rio Cuiabá, já em fase de concretagem.
Mauro Mendes explicou que esse trecho vai criar uma rota alternativa que irá permitir o acesso a várias regiões sem precisar passar pelo centro da Capital.
“Vai ser extremamente importante para o trânsito de Cuiabá e Várzea Grande. Vamos tirar as carretas que congestionam Várzea Grande e melhorar muito o trânsito na cidade de Cuiabá, porque a Avenida do CPA, Avenida dos Trabalhadores e a região do Pedra 90 serão interligadas ao Rodoanel, e vai servir como uma via rápida para transitar pela cidade”, pontuou.
De acordo com Mauro Mendes, os trabalhos estão andando dentro do cronograma.
“A construtora está mobilizada, com frentes muito robustas e espero que eles possam cumprir o contrato. A obra está prevista para terminar em dezembro de 2024”, completou.
O Rodoanel
A obra é tocada pelo Governo de Mato Grosso e também possui recursos do Governo Federal. O total do investimento é de R$ 204,9 milhões.
O trecho que está em obras é o primeiro lote do Rodoanel, que vai ligar a MT-251, em Chapada dos Guimarães, até a BR-163/364, já em Várzea Grande, com 21,5 quilômetros de extensão, em pista dupla e construída em pavimento rígido, ou seja, em concreto. Isso inclui a reconstrução do trecho existente do rodoanel.
Na rotatória do Rodoanel com a MT-010 está em construção um viaduto, para permitir a passagem rápida de veículos, sem que eles precisem entrar na área urbana de Cuiabá e Várzea Grande para seguir viagem. A obra está em fase de concretagem das fundações.
Entre a Estrada da Guia e a Avenida Antártica as máquinas trabalham na limpeza do terreno e começo da terraplanagem. Por fim, o consórcio responsável pela obra está concretando as vigas e montando os módulos da balsa que auxiliará na construção da ponte.
O projeto prevê, ainda, a construção de uma trincheira no encontro do Rodoanel com a Avenida Antártica e um viaduto no encontro com a BR-163, em Várzea Grande. Também serão construídas duas passagens de nível, que funcionam como retornos, em pontos de maior movimentação, um deles próximo ao local onde é construída uma igreja.