“Essas e outras iniciativas vem para somar ao objetivo da gestão, que é agilizar as cirurgias no Sistema de Regulação do Sistema Único de Saúde de Mato Grosso. As equipes tanto da Santa Casa, como dos demais hospitais estão empenhadas nesse objetivo”, diz o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
A secretária adjunta de Gestão Hospitalar, Caroline Dobes, destaca a necessidade de atender os pacientes oncológicos com agilidade e eficiência. “Esse perfil de paciente já está fragilizado, muitas das vezes, em razão de seu quadro clínico, e deixá-lo aflito esperando por uma cirurgia só piora seu emocional. Então, quando realizamos um mutirão, auxiliamos no fim dessa angústia e contribuímos para uma melhor qualidade de vida dos nossos pacientes”, ressalta a gestora.
De acordo com a diretora do hospital, Patrícia Neves, foram convocados para a cirurgia os pacientes devidamente regulados e aptos para o procedimento. “Após a cirurgia, os pacientes seguem com o tratamento pós-operatório na unidade hospitalar”, informa a gestora.
Os tipos de cirurgias realizadas durante o mutirão são: exerese de papiloma em laringe, segmentectomia, quadrantectomia, setorectomia de mama em oncologia, ressecção de tumor de partes moles em oncologia, amputação cônica de colo de útero com colpectomia em oncologia e excisão e sutura plástica na pele oncológica.
Além de cirurgia oncológica, o local é referência nas áreas de pediatria, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, medicina intensiva, neurocirurgia infantil, cirurgia vascular, urologia, pneumologia, infectologia, psiquiatria e exames de imagens
Até julho de 2023, o Hospital Estadual Santa Casa realizou 2.352 procedimentos cirúrgicos, sendo 1.488 cirurgias de urgência e emergência e 864 cirurgias eletivas. Deste total, 296 são cirurgias oncológicas
Serviço
O Hospital Estadual Santa Casa fica localizado na Rua Clóvis Hugueney, número 141, no bairro Dom Aquino, próximo à Praça do Seminário.
…