Anúncio

Cuiaba - MT / 23 de novembro de 2024 - 3:41

Alunos do Corpo de Bombeiros aprendem sobre radiocomunicação em visita técnica ao Ciosp

Cerca de 100 alunos do Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) visitaram a sede do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em Cuiabá, nesta quinta-feira (14.09).

Na visita técnica, que faz parte da disciplina de Telecomunicações,  os futuros bombeiros aprenderam sobre a parte de radiocomunicação digital do Ciosp, como o funcionamento da Estação de Rádio Base (ERB Móvel) – sistema móvel de radiocomunicação digital usado para auxiliar as forças de segurança em operações de busca a criminosos em locais de difícil acesso.

A unidade funciona sobre uma caminhonete modelo 4×4, com uma torre de 15 metros de altura e emite sinais para áreas remotas com cobertura em até 20 quilômetros. A estação foi usada na operação Canguçu, durante procura aos criminosos que atacaram uma agência de valores em Confresa em abril deste ano, e, recentemente, nos trabalhos das forças policiais na cidade de Juruena.

Também foi apresentado aos alunos o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), uma carreta com equipamentos de radiocomunicação, softwares, entre outros, que possibilita a Segurança Pública realizar as atividades de comando em controle em áreas específicas de interesse operacional.

Na sala de operações, os alunos entenderam um pouco mais sobre solicitações feitas pela população e o despacho de ocorrências, além de visualizarem as imagens captadas pelas câmeras de segurança espalhadas por Cuiabá, Várzea Grande e cidades do interior de Mato Grosso que integram o programa Vigia Mais MT.

O superintendente do Ciosp, delegado Claúdio Álvares Sant’Ana, ressaltou a importância da abertura do Ciosp para o conhecimento de agentes de segurança pública.

“É necessário que todos eles conheçam o Centro Integrado, saibam qual é a sua função e seus recursos, o que temos para disponibilizar para quem está exercendo a segurança pública. Por exemplo: às vezes o bombeiro vai fazer uma operação em mata, em um incêndio e não pega pega rádio porque está em um local longe e ele vai solicitar o nosso apoio com a ERB móvel”, explicou o superintendente.

O professor da disciplina que levou os alunos à Sesp, subtenente do Corpo de Bombeiros do Ciosp, Leandro Alves, destacou a importância da vinda deles. “O principal objetivo foi conhecer as tecnologias e os sistemas e os recursos que eles vão utilizar na operação do dia a dia do bombeiro militar”, disse.

Além deles, também estão sendo preparadas outras visitas para alunos da segurança pública, como da Polícia Judiciária Civil (PJC).

LEIA MAIS