Em uma nova audiência com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, em Cuiabá, o deputado estadual Sebastião Rezende mostrou a urgente necessidade de construção de um novo Hospital Regional para Rondonópolis, considerando que a unidade hospitalar está com a estrutura física defasada e não consegue mais atender a demanda da cidade e região, hoje em quase 1 milhão de habitantes.
Rezende explicou ao governador que o atual Hospital Regional de Rondonópolis está a capacidade de atendimento estrangulada, com taxa de ocupação de 97% e sem condições de ampliações da estrutura, não havendo como fazer desapropriação ou aquisição de área para tal.
Nesse cenário, apontou que, constantemente, o hospital enfrenta fila de espera para realização de cirurgias.
O parlamentar também externou a Mauro Mendes que já existe uma área reservada pelo Município para construção do novo Hospital Regional de Rondonópolis e que, inclusive, tentou garantir os recursos necessários para construção dessa unidade no orçamento de 2024, mas acabou enfrentando resistência na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), com a rejeição da Comissão de Fiscalização.
Em resposta ao pedido de apoio à causa, Mauro Mendes explicou ao parlamentar que atualmente o Governo do Estado tem centrado esforços em avançar na construção de seis grandes hospitais em Mato Grosso, sendo quatro regionais, o que tem demando vultuosa quantidade de recursos. Assim mesmo, ficou de analisar com carinho essa solicitação do deputado.
Rezende contrapôs ainda que as condições financeiras para construção do novo Hospital regional de Rondonópolis se tornam mais viáveis diante da concretização de um empréstimo de R$ 1,5 bilhão para obras de infraestrutura efetivada pelo Governo do Estado e que teve o voto favorável do parlamentar.
Diante disso, externou que é mais que justificável retirar R$150 milhões para atender a segunda maior economia do estado, que é Rondonópolis e mais 18 municípios da região Sudeste.
“A construção de um novo Hospital Regional, amplo e moderno, é imperiosa na região sudeste. Nós não temos mais como aguardar! Esperamos que já neste ano o governador Mauro Mendes possa determinar a construção de um novo Hospital Regional, sendo que já temos área destinada para essa finalidade”, externou o deputado.
Audiência com o governador também foi acompanhada pelo vice-governador Otaviano Pivetta e pelo chefe da Casa Civil, Fábio Garcia.