Uma operação com foco na fiscalização e orientação para a comunidade ribeirinha e rede hoteleira que explora o ecoturismo no Pantanal foi desencadeada, nesta quarta e quinta-feira (28 e 29.02), pela Diretoria de Atividades Especiais da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema).
A operação Rio Acima foi realizada com objetivo educativo no prolongamento do Rio Cuiabá, partindo do Sesc Pantanal e subindo o leito, fiscalizando todas as atividades de pesca amadora e profissional, abrangendo os municípios de Poconé e Barão de Melgaço.
Durante os trabalhos, a equipe de policiais percorreu a região da comunidade das Conchas, região de mimoso e toda extensão da Bahia De Sinhá Maria (segunda maior Bahia do ecossistema), que tem como afluente o Rio Mutum.
A fiscalização de pesca totalizou mais de 20 horas de rio acima, em deslocamento fluvial diuturnamente, com abordagens fiscalizando o pescado, o pescador com a autorização (carteira de pesca) e o piloteiro devidamente habilitado (ARRAIS – documento da embarcação).
A delegada titular da Dema, Liliane Murata, destacou que além das fiscalizações, também foi esclarecer sobre o atual arcabouço jurídico retirando dúvidas dos ribeirinhos. “A especializada está trabalhando muito e empenhada. O compromisso de toda a equipe Dema é visível e vamos avançar ainda mais. Todo esforço no combate ao crime ambiental será realizado”, disse a delegada.