Anúncio

Cuiaba - MT / 1 de novembro de 2024 - 14:23

Esquadrão Pelicano realiza Evacuação Aeromédica de paciente grave

“Jurando todos salvar, sempre salvar”. Foi com essa missão, a de salvar-vidas, que o Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano realizou, na terça-feira (28/05), uma evacuação aeromédica de um homem de 82 anos, com quadro de infecção generalizada.

Para cumprir a missão, uma aeronave H-60 Black Hawk da FAB foi acionada de Santa Cruz do Sul (RS) e realizou o transporte do paciente de uma localidade inacessível por via terrestre, em Rio Pequeno, no município de Sinimbu (RS) para a cidade de Sinimbu (RS). O homem que já possuía hipertensão arterial sistêmica e hepatopatia crônica, apresentou febre e uma piora do estado geral, demandando cuidados mais especializados e de urgência.

Um dos pilotos da aeronave, o Tenente Aviador Juan Matheus Moraes Santana relatou sobre os desafios da missão. “A meteorologia estava bastante degradada e com previsão de piora ao longo do dia, mas conseguimos decolar com segurança. Sabíamos que se não aproveitássemos aquele momento, perderíamos a chance de chegar à vítima. Por isso, o grande diferencial dessa atuação foi por termos conseguido realizar o resgate na única janela de meteoro possível”, afirmou.

Em complemento, o Tenente Médico do Exército Brasileiro, Carlos Fernando Drumond Dornelles, responsável por acompanhar a paciente a bordo, destacou a importância de ter a presença de uma equipe médica durante a realização de resgates, inclusive em meio a condições climáticas difíceis. “Ter profissionais da saúde dentro das aeronaves, principalmente quando temos pacientes críticos, faz total diferença para o atendimento inicial, que chamamos de “hora de ouro”, seja numa situação de caso clínico ou de uma situação traumática. Então, ter aeronaves com configurações aeromédicas é extremamente essencial, ainda mais em condições de instabilidade climática, não só na região sul, mas no Brasil inteiro”, finalizou.

Após o pouso, o paciente foi levado de ambulância para o Hospital Beneficente de Sinimbu, situado no Rio Grande do Sul.

Todos unidos pelo Sul

A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30 de abril, com resgates de pessoas ilhadas, e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras.

Para acompanhar toda a atuação da FAB no Rio Grande do Sul, acesse a página especial.

Fotos: 2º/10º GAV e Tenente Dornelles / EB

Fonte: FAB

LEIA MAIS