Anúncio

Cuiaba - MT / 7 de novembro de 2024 - 18:43

Polícia Militar realiza aula inaugural do 2º Curso de Policiamento em Estádios para 40 alunos

A Polícia Militar de Mato Grosso realizou a aula inaugural do 2º Curso de Capacitação de Policiamento em Estádios, na tarde desta segunda-feira (01.07), em Cuiabá. A formação busca o aprimoramento da atuação policial dentro de praças desportivas do Estado.

A nova turma é composta por 40 alunos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Judiciária Civil, Polícia Penal, Guarda Municipal de Várzea Grande e Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob). As aulas serão ministradas na sede do 10º Batalhão da PM, no Ginásio Aecim Tocantins e na Arena Pantanal.

O curso tem duração de 90 horas/aulas e será realizado até o dia 06 de julho. No período, os alunos passarão por formações sobre fundamentos jurídicos da atividade policial em praças desportivas, varreduras de ambientes e técnicas de escolta, defesa pessoal, policiamento de choque, além de atuação prática durante o jogo Cuiabá e Botafogo, na quarta-feira, na Arena Pantanal.

O comandante do 10º Batalhão, tenente-coronel Bruno Marcel Souza Tocantins, ressaltou que Mato Grosso ocupa lugar de destaque dentro do cenário esportivo, o que necessita de uma grande capacitação para que as praças desportivas continuem sendo lugares seguros para receberem grandes eventos, garantindo a segurança da população.

“O policiamento realizado pelo nosso Batalhão é responsável por receber as torcidas organizadas, o público em geral e realiza o monitoramento por câmeras de segurança. Com isso, o intuito do curso é fortalecer os protocolos de segurança, trocar experiências e atualizar nossos policiais militares e agentes acerca desse importante tema”, explicou o tenente-coronel.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destacou que a Arena Pantanal de Cuiabá conta com sistemas modernos de segurança, com vigilância de câmeras pelo Vigia Mais MT, e com uma equipe capacitada para realizar o policiamento, e explicou que a finalidade do curso é deixar a tropa cada vez mais preparada para realização do policiamento.

“Esse trabalho nos estádios é desenvolvido dia-a-dia, não somente nos dias de jogos, mas sim com muito estudo para formulação de estratégias para toda a segurança. Com esse curso, vamos valorizar ainda mais o trabalho exercido pelos nossos policiais, bem como retornar isso para a segurança dos nossos cidadãos que frequentam cada vez mais esses ambientes”, ressaltou o comandante-geral.

A aula inaugural do curso contou com uma palestra “Técnicas e Táticas de Policiamento em Praças Desportivas”, ministrada pelo capitão Felipe Justo de Carvalho, do 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O capitão, que atua há 10 anos com policiamento de grandes eventos, destacou a parceria entre as instituições.

“Temos aqui um intercâmbio e troca de experiências entre as coirmãs, contribuindo com conhecimento de técnicas que utilizamos no nosso Estado e também conhecer os métodos de segurança aplicados aqui, fazendo com que tenhamos um ambiente seguro para todos”, finalizou.

Também participaram da solenidade a comandante-geral adjunta da PM, coronel Francyanne Siqueira Chaves; o corregedor-geral da PM, coronel Fernando Augustinho Oliveira; o comandante do 1º Comando Regional da PM, coronel Wankley Corrêa Rodrigues; o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM, tenente-coronel Anderson Luiz do Prado; secretário-adjunto de Esportes da Secel-MT, Beto Corrêa; o coordenador da Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF), Luiz Carlos Dorileo; o subcomandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Alexander Ortiz, entre demais autoridades.

Fonte: PMMT

LEIA MAIS