Anúncio

Cuiaba - MT / 4 de fevereiro de 2025 - 2:04

Aeroporto mexicano na fronteira com EUA fecha por causa da violência


Violência foi provocada pela prisão de Ricardo González, suposto líder regional do Cartel do Norte. Presidente anunciou envio de militares para a fronteira. ARQUIVO: Membros da Guarda Nacional dos EUA patrulham fronteira com o México, em 14 de janeiro de 2025
REUTERS/Jose Luis Gonzalez
O aeroporto da cidade mexicana de Nuevo Laredo, na fronteira com os Estados Unidos, suspendeu as operações nesta segunda-feira (3) devido a tiroteios registrados na área. Mais cedo, a presidente Claudia Sheinbaum anunciou o envio de 10 mil militares para a fronteira norte.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A violência foi provocada pela captura de Ricardo González, conhecido como ‘El Ricky’, suposto líder regional do Cartel do Norte — uma das maiores organizações criminosas da região. A prisão levou o consulado dos Estados Unidos na cidade a ordenar que seu pessoal permaneça sob resguardo.
A prefeita da cidade, Carmen Lilia Canturosas, anunciou nas suas redes sociais que os voos programados para esta segunda-feira “estão cancelados e serão reprogramados para a manhã de terça-feira, 4 de fevereiro”.
Mais cedo, ela pediu aos moradores que não saíssem de suas casas até que a situação estivesse sob controle.
A companhia aérea mexicana VivaAerobús confirmou a suspensão das operações no terminal aéreo, ao assinalar que a medida busca “garantir o bem-estar de todos os passageiros, tripulação e pessoal operacional”.
Por sua vez, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que “El Ricky” conta com duas ordens de prisão vigentes, “além do que é identificado como autor intelectual de extorsões, homicídios e ataques às forças policiais”.
LEIA TAMBÉM
Trump diz que Musk não pode e não fará nada sem aprovação; Casa Branca afirma que bilionário não recebe salário dos EUA
Equador anuncia tarifas de 27% sobre produtos do México
Peru descobre nova pirâmide de civilização mais antiga da América
Militares na fronteira
Os disparos desta segunda-feira foram registrados depois da presidente Sheinbam ordenar o envio de 10 mil militares para a fronteira com os Estados Unidos para conter o tráfico de drogas para o país vizinho.
A presidente anunciou a medida após uma conversa com Donald Trump. O norte-americano concordou em congelar as tarifas de 25% às exportações mexicanas, que foram anunciadas no sábado (1º), sob o argumento de que o México não faz o suficiente para deter o tráfico de drogas e migrantes para os EUA.
Nuevo Laredo é um dos principais pontos de passagem no transporte de carga entre o México e os Estados Unidos. A cidade já foi palco de confrontos armados entre forças de segurança e grupos do crime organizado no passado.
Em março de 2022, o consulado americano na cidade suspendeu temporariamente as operações após ser alvo de tiros e ser atingido por granadas, aparentemente lançadas por criminosos.
À época, a cidade sofreu incidentes armados, bloqueios e queima de veículos após a captura de Juan Gerardo Treviño, conhecido como “El Huevo”, outro líder do Cartel do Nordeste.
VÍDEOS: mais assistidos do g1
source
Fonte: G1

LEIA MAIS