Ator parecido com Haddad no vídeo. Múcio contou que o vídeo irritou o ministro da Fazenda, que se sentiu alvo da publicação. “Aquele vídeo realmente foi um problema para nós, né? Primeiro apareceu uma pessoa dizendo que parecia com o ministro Haddad. Eu não achei tão parecido. Eu não achei, fiz de tudo para achar e não achei.”
No vídeo, jovem militar pergunta: “Privilégios? Vem pra Marinha”. O vídeo de 1 minuto e 16 segundos compara as atividades de jovens que atuam na Marinha e dos que estão fora das Forças Armadas. As imagens celebram o Dia do Marinheiro, comemorado no dia 13 de dezembro.
Lula se reuniu com ministro da Defesa e comandantes das Forças Armadas. Na véspera da divulgação do vídeo, os comandantes militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o presidente se reuniram para discutir a “tesourada” de R$ 2 bilhões nas Forças Armadas. As mudanças fazem parte de um pacote de corte de gastos em todo o governo anunciado no fim de novembro, em que o Ministério da Fazenda pretende economizar R$ 70 bilhões.
A reunião de Lula com Múcio e os militares aconteceu no Palácio da Alvorada e durou duas horas. Olsen, Tomás Paiva (Exército) e Marcelo Damasceno (Aeronáutica) disseram ao presidente que precisam discutir a definição da idade mínima e que concordam com quase todas as mudanças propostas pelo Ministério da Fazenda. São elas:
- definição de idade mínima para poder entrar na reserva remunerada;
- fim do pagamento de pensão a familiares de militares expulsos das Forças;
- contribuição de 3,5% do salário para o Fundo de Saúde;
- fim da transferência de pensão para dependentes
noticia por : UOL