Anúncio

Cuiaba - MT / 23 de fevereiro de 2025 - 7:36

Roma prende a respiração após piora na saúde do papa Francisco

Um deles é o do cardeal Pierbattista Pizzaballa, 59. O nome foi apontado por Francesco Antonio Grana, que cobre o Vaticano desde 2010, em um artigo no Il Fatto Quotidiano.

Assim como Francisco, Pizzaballa é da ordem franciscana. Ele passou mais de trinta anos de sua vida na Terra Santa. Seria um representante italiano, mas com conhecimento único do Oriente Médio —a encruzilhada das três principais religiões monoteístas e um centro de um conflito perpétuo. No momento, seu nome está no topo das apostas.

Pizzaballa tem consciência disso e age com extrema cautela. Sabe ocultar habilmente sua visão, que é completamente independente —não por oposição prévia, mas porque deriva de uma experiência única na Terra Santa—, em relação às históricas posições do Vaticano sobre a solução da questão entre israelenses e palestinos Francesco Antonio Grana, vaticanista, em artigo para o Il Fatto Quotidiano

Outro nome que surgiu na imprensa é do cardeal Pietro Parolin, 70. Nessa semana, inclusive, o Vaticano negou que ele tenha visitado o papa Francisco.

Efeito Biden

Jornal aponta pressão por renúncia. O Il Fatto Quotidiano provocou o debate sobre o que está sendo chamado de “Efeito Biden”, uma pressão interna dentro do Colégio Cardinalício para forçar o pontífice, de 88 anos, a renunciar.

noticia por : UOL

LEIA MAIS