Anúncio

Cuiaba - MT / 24 de fevereiro de 2025 - 23:44

Palestinos temem expulsão ao estilo de Gaza no campo de Jenin, na Cisjordânia

“Jenin é uma repetição do que aconteceu em Jabalia”, disse Basheer Matahen, porta-voz da prefeitura de Jenin, referindo-se ao campo de refugiados no norte de Gaza, esvaziado pelo Exército israelense após semanas de intensos combates. “O campo se tornou inabitável”, afirmou.

Segundo Matahen, pelo menos 12 escavadeiras trabalhavam na demolição de casas e da infraestrutura do campo, que já foi um abrigo populoso de descendentes de palestinos que fugiram de suas casas ou foram expulsos na guerra de 1948.

Equipes de engenharia do Exército puderam ser vistas fazendo os preparativos para uma permanência de longo prazo, trazendo tanques de água e geradores para uma área especial, disse Matahen.

O Exército israelense não fez comentários de imediato, mas no domingo, o ministro da Defesa, Israel Katz, ordenou que tropas se preparassem para “uma permanência prolongada”, dizendo que os acampamentos foram esvaziados “para o próximo ano” e que os residentes não teriam permissão para retornar.

A operação de um mês no norte da Cisjordânia foi uma das maiores já vistas desde o levante dos palestinos na Segunda Intifada, há mais de 20 anos. As ações envolvem várias brigadas de tropas israelenses apoiadas por drones, helicópteros e, pela primeira vez em décadas, tanques de guerra.

“Há uma expulsão ampla e contínua da população, principalmente nos dois campos de refugiados, Nur Shams, perto de Tulkarm, e Jenin”, disse Michael Milshtein, ex-oficial da inteligência militar que dirige o Fórum de Estudos Palestinos no Centro Moshe Dayan de Estudos do Oriente Médio e da África.

noticia por : UOL

LEIA MAIS