Anúncio

Cuiaba - MT / 22 de novembro de 2024 - 19:12

Mulher de 38 anos é diagnosticada com seis síndromes raras extremamente limitantes

Marta Cucurella convive com as condições desde nova e já teve, por exemplo, de ser induzida ao coma por falência múltipla de órgãos

 

A espanhola Marta Cucurella, de 38 anos, foi diagnosticada com seis doenças raras extremamente limitantes. Ela sofreu com os sintomas das condições desde muito nova e, atualmente, tem de lidar também com as complicações desencadeadas pelas diversas cirurgias a que foi submetida.

Das seis enfermidades de Marta, cinco são síndromes compressivas-vasculares, que afetam diretamente as veias e artérias do abdômen, sendo elas a síndrome do quebra-nozes, a de Wilkie, a do ligamento arqueado mediano, a de May-Thurner e a de congestão pélvica.

 

Além disso, a jovem também é portadora da síndrome de Ehlers Danlos (doença hereditária), uma condição genética de colagenopatia que afeta os tecidos conjuntivos e faz com que o corpo não produza bem o colágeno.

As seis síndromes e as várias cirurgias feitas por Marta também ocasionaram outras doenças, como disfagia orofaríngea e esofágica, gastroparesia grave e dismotilidade intestinal. Devido a tudo isso, ela precisou usar uma sonda gástrica para se alimentar.

Desde os 24 anos, Marta tinha perdas de consciência e convulsões. Porém, sem um diagnóstico confirmado, era encaminhada com frequência para a ala psiquiátrica dos hospitais.

LEIA MAIS