Anúncio

Cuiaba - MT / 4 de janeiro de 2025 - 7:22

Abilio é empossado prefeito e prega harmonia entre Legislativo e Executivo

APARECIDO CARMO

DO REPÓRTERMT

Abilio Brunini (PL) foi empossado, em sessão realizada na tarde desta quarta-feira (1º), na Câmara de Cuiabá, prefeito da Capital. Ele foi eleito em outubro passado com 171.324 votos e sucede Emanuel Pinheiro (MDB), que esteve no posto nos últimos oito anos.

Em seu discurso de posse, Abilio defendeu a harmonia entre o Legislativo e o Executivo, e pregou que não haja submissão de um em relação ao outro, mas parceria. Neste contexto, ele prometeu continuar frequentando a Câmara sempre que possível para acompanhar os trabalhos dos vereadores.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Abilio reconheceu ser uma pessoa falha e reforçou que não tem a intenção de ser o “salvador da pátria”. “Eu vou errar, eu vou acertar, mas eu vou estar sempre tentando fazer o melhor que eu puder pelo nosso município. Às vezes o meu relacionamento não vai ser dos melhores, mas eu espero que nas inúmeras vezes que nós possamos tentar fazer o melhor, que a gente consiga acertar”.

Leia mais – Vereadores de Cuiabá ignoram rombo bilionário e aprovam contas de Emanuel

O prefeito também criticou a aprovação das contas do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) na última semana, mesmo em meio a vários escândalos de corrupção. “O tempo cobra, o povo lembra. Julgar as contas de um prefeito com tantos escândalos de corrupção em sua gestão, proteger um prefeito que deixa o salário do servidor sem pagar, passando dificuldade no fim do ano. Lembre-se: alguns de vocês sairão para almoçar. Muitos desses servidores não têm dinheiro para comprar a ceia de natal e nem o ano novo. E as vezes nós vemos os mesmos vereadores que aprovaram esse prefeito querendo se opor a uma mesa histórica.”

Abilio tem uma trajetória política que se inicia como vereador, posteriormente foi para o segundo turno na disputa pela Prefeitura em 2020, mas acabou derrotado. Em 2022 se elegeu deputado federal, mas abriu mão do cargo para ser o chefe do Executivo cuiabano.

De família tradicional, se apresentou para o eleitorado como uma opção de novidade representando uma guinada da gestão municipal à direita. A vitória de Abilio se deu na onda bolsonarista que deu ao Partido Liberal a vitória em algumas das principais cidades do estado, como Rondonópolis, Sinop e Primavera do Leste.

O primeiro desafio do prefeito é gerir o orçamento da cidade, que já está em dificuldades. Emanuel Pinheiro não pagou os salários dos servidores referentes ao mês de dezembro, deixando essa dívida para a nova administração.

Entre as promessas de campanha, o novo prefeito garantiu que vai acabar com a cobrança da taxa de coleta de lixo e prometeu uma reforma administrativa já no primeiro semestre. Abilio fica no cargo até 2028, podendo disputar a reeleição se assim o quiser.

FONTE : ReporterMT

LEIA MAIS