RepórterMT
Tuanny Postal é grafóloga, professora de pós-graduação e especialista em Inteligência Artificial.
RepórterMT
Tuanny Postal é grafóloga, professora de pós-graduação e especialista em Inteligência Artificial.
KARINE ARRUDA
DO REPÓRTEMT
Um mundo paralelo foi se criando a cada passo que a Inteligência Artificial (IA) começou a se aproximar da realidade das pessoas. Mas, esse mundo de “facilidades”, que é a proposta dessa ferramenta, pode ser prejudicial quando atrelada aos estudos de forma descontrolada, por exemplo. Segundo a professora de pós-graduação, Tuanny Postal, que é especialista em IA, alguns estudantes têm se deixado levar pelo famoso “copia e cola” a ponto de serem reprovados pelo uso excessivo dessa ferramenta.
“Eu dou aula de pós-graduação e eu vejo alunos que fazem só Ctrl+C e Ctrl+V e, no meio da tarefa, tem coisas misturadas que não foi o que eu solicitei na atividade […] Aí, cabe a instituição de ensino e a política do professor fazer a correção e aplicar as medidas cabíveis. Nesse ponto, pode sim reprovar um aluno porque ele não vai alcançar a nota necessária”, explica a professora.
Em entrevista ao , Tuanny esclarece que hoje em dia já existem ferramentas criadas, inclusive, pela Inteligência Artificial que auxiliam professores a identificarem se um conteúdo foi escrito pelo ser humano ou produzido por um mecanismo generativo, como o ChatGPT, Gemini e outros. Essas ferramentas já vêm sendo implementadas em universidades para mostrar como os alunos têm usado a IA de forma descontrolada.
Entenda:
Saiba mais:
FONTE : ReporterMT