Anúncio

Cuiaba - MT / 13 de fevereiro de 2025 - 18:24

Arquivo revela cartas ao rei da Espanha de parentes de desaparecidos na Primeira Guerra Mundial

Entre as cartas havia uma de Sydney Gamble, bombeiro de Londres que havia perdido todas as esperanças de encontrar seu filho, o tenente Richard Summer Gamble, depois que ele desapareceu na batalha de Ferme du Bois, na França, em maio de 1915.

Gamble escreveu ao Rei Alfonso contando que eles se conheceram durante sua visita ao Corpo de Bombeiros de Londres alguns anos antes. Ele anexou a foto de seu filho, incluindo um desenho de uma tatuagem que ele tinha de um soldado viking com armadura completa.

Na maioria das vezes — como no caso de Gamble — as consultas dos parentes não tiveram sucesso, mas em cerca de 4% dos casos a pessoa foi encontrada, geralmente morta. Pelo menos a família teve um encerramento, explicou Alonso.

Adelia Abramovitch, costureira judia da Polônia cujos pais morreram, escreveu ao rei para pedir ajuda para descobrir o destino dos irmãos mais novos em Varsóvia, depois que os alemães tomaram a cidade.

Quando o Ministério da Guerra disse que estavam bem, ela respondeu anexando 200 francos e pedindo ao rei que os enviasse para sua família.

Seu arquivo, marcado com uma estrela vermelha indicando que o rei demonstrou interesse especial no caso, inclui 14 remessas de dinheiro entre 1914 e 1916.

noticia por : UOL

LEIA MAIS