Um cessar-fogo na Faixa de Gaza entre Israel e o Hamas está programado para entrar em vigor neste domingo (19). A trégua iria entrar em vigor às 8h30 (3h30 no horário de Brasília), seguida pela liberação de reféns horas depois, e pode abrir caminho para o fim de uma guerra de 15 meses que abalou o Oriente Médio.
O que aconteceu
- Militares israelenses começaram a se retirar da região de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, horas antes do início do cessar-fogo. As Forças de Defesa de Israel se dirigiram para o corredor Filadélfia, situado na fronteira entre Egito e Gaza. As informações são da agência Reuters, obtidas de uma mídia do Hamas.
- O cessar-fogo ocorrerá em três etapas. Nesta fase inicial, que durará seis semanas, 33 dos 98 reféns que ainda estão em poder do Hamas serão libertados em troca de quase 2.000 prisioneiros palestinos.
- Três reféns femininas devem ser as primeiras libertadas na tarde deste domingo (19). Em troca, 30 prisioneiros deverão ser liberados para cada uma delas.
- O acordo prevê a libertação de mais quatro reféns femininas após sete dias, segundo o negociador-chefe dos Estados Unidos, Brett McGurk. Depois disso, mais três reféns serão liberados a cada semana.
* com Reuters
noticia por : UOL