O Rio Capivari, que corta o interior de São Paulo, transbordou e atingiu 5,17 metros de altura, causando alagamentos em Capivari e Monte Mor, na região metropolitana de Campinas, no último sábado (28).
Ao longo do domingo (29), o nível do rio baixou e chegou a 3,48 metros, ainda longe do normal, que varia entre 70 centímetros e 1,20 metro. Como comparação, durante as cheias do início do ano, o rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, chegou a 5,37 metros de altura no seu nível máximo.
Segundo a prefeitura de Monte Mor, cem famílias foram afetadas pelas cheias e, dessas, 70 tiveram que deixar suas casas. Duas famílias estão abrigadas em uma escola municipal da região.
A Defesa Civil da cidade afirmou que, com a diminuição do nível do rio no domingo, algumas famílias começaram a voltar para suas casas, e que os afetados continuarão recebendo apoio da Prefeitura, com distribuição de mantimentos, produtos de higiene e cobertores e colchões.
Em Capivari, cidade vizinha, 40 famílias ficaram desalojadas pelas cheias do mesmo rio. Elas foram direcionadas para ginásios da região. No domingo, a cidade ainda registrava 36 pontos de alagamento.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a região de Campinas registrou os maiores índices pluviométricos do país entre quinta (26) e sexta-feira (27), com mais de 100 milímetros de chuva no período, equivalente a metade da média histórica para dezembro.
Outras cidades
Em São José dos Campos, no Vale do Paraíba paulista, o domingo teve chuva de granizo e deslizamentos, concentrados na zona norte da cidade. A chuva invadiu uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no bairro Alto da Ponte e causou falta de energia em alguns pontos.
Em Campos do Jordão, aconteceram dois deslizamentos, ambos sem vítimas. Em um deles, parte de uma casa ficou exposta com a queda do solo. A Defesa Civil não divulgou os números oficiais do impacto dos temporais nas cidades da região.
Na Grande São Paulo, a cidade de Cajamar também registrou chuva de granizo, que gerou prejuízos materiais em vários bairros da cidade. Não há informação sobre feridos.
Os ventos fortes e a queda de granizo provocaram danos em veículos, destelhamentos de casas e atingiram um shopping da região. Segundo a Defesa Civil, ao menos 80 residências foram danificadas.
No estacionamento do Anhanguera Parque Shopping havia pelo menos cinco carros com vidros quebrados, além de dezenas com a lataria amassada.
Segundo a Enel, fornecedora de energia para a cidade, as chuvas que atingiram a Grande São Paulo no domingo não afetaram o sistema de distribuição de energia.
noticia por : UOL