Anúncio

Cuiaba - MT / 1 de novembro de 2024 - 18:39

Comissão do TCE-MT conclui relatório da segunda etapa de inspeções na rede secundária de Saúde de Cuiabá

Sob presidência do conselheiro Guilherme Antonio Maluf, a Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social (CPSA) finalizou o relatório da segunda etapa de inspeções na rede secundária de Saúde de Cuiabá, que irá subsidiar a equipe da intervenção. O documento foi concluído na manhã desta quarta-feira (24), em reunião ordinária mensal da comissão.

“Nele, fazemos algumas recomendações como, por exemplo, que seja concluída e entregue a obra da UPA Leblon, que seja criado um programa para recuperação física das unidades básicas de saúde e que seja aberto um terceiro turno para realização das cirurgias, a fim de aumentar a velocidade dos procedimentos e acabar com as filas”, explicou o presidente.

Conforme Maluf, nessa segunda inspeção, também foi identificada repetidas ações de descarte de grandes quantidades de medicamentos vencidos. “Algumas recomendações são para que isso não volte a acontecer e, sobretudo, para que coloquem os medicamentos nas prateleiras. É disso que a população carece, dessa assistência farmacêutica, não adianta ir ao médico e não ter acesso ao medicamento”.

O conselheiro pontuou ainda que a preocupação da CPSA é que as recomendações reflitam na ponta, em resultados para os cidadãos. “Se a gente não mudar a vida do cidadão no seu município de nada valeu toda essa parafernália”.

O trabalho de inspeção está alinhado à atuação da Comissão Especial do TCE-MT, criada para acompanhar a intervenção. O grupo, do qual o conselheiro também faz parte, é coordenado pelo conselheiro Sérgio Ricardo e integrado pelo procurador Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson de Alencar.

Na reunião, foi decidido ainda que será promovida uma grande ação de monitoramento do programa vacinal dos municípios, no sentido de capacitar os responsáveis e aumentar os índices de vacinação.

 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT

LEIA MAIS