Apesar da hipótese de colisão com aves, as críticas se concentram cada vez mais na infraestrutura do aeroporto. “Apesar da emergência, o pouso foi extraordinariamente bem executado”, destacou à AFP Kim Kwang-il, professor de ciências aeronáuticas na Universidade de Silla e ex-piloto.
Mas “normalmente, não há esse tipo de obstáculo sólido no final da pista, o que é contra os padrões de segurança da aviação internacional recomendados pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) e pela Agência da União Europeia para a Segurança Aérea (AESA). A estrutura em questão fez o avião colidir e pegar fogo”, afirmou.
“A maioria dos passageiros morreu por causa desse obstáculo, é chocante”, lamentou, pedindo às autoridades aeroportuárias que se responsabilizem.
No que diz respeito à investigação, as caixas pretas ? o gravador de voz da cabine e o gravador de dados de voo ? foram encontradas no domingo. A Agência Nacional de Segurança no Transporte dos Estados Unidos formou “uma equipe de investigadores americanos”, incluindo a Boeing, para ajudar as autoridades sul-coreanas.
Mesmo modelo, novo incidente
Na manhã de segunda-feira, outro Boeing 737-800 da Jeju Air teve um problema relacionado com o trem de pouso, que já havia sido apontado no domingo.
noticia por : UOL