Anúncio

Cuiaba - MT / 1 de novembro de 2024 - 18:30

Defesa Civil emite alerta em decorrência de chuvas intensas

A Defesa Civil alerta para os cuidados devido a ocorrência de chuvas intensas nesta quarta-feira (15), na região metropolitana de Cuiabá. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a precipitação deve ficar na casa 50 a 100mm/dia, com ventos de 60 a 100 km/h.

O diretor da Defesa Civil, José Pedro Zanetti o Boletim do Inmet alertou para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos. Até o momento o órgão não recebeu notificações, mas a orientação a população é de que fique atenta a situações de perigo.

Com o período de chuvas, a Defesa Civil continua o monitoramento de áreas consideradas de risco. Em Cuiabá, segundo levantamentos do órgão, são cerca de 1.300 ha de áreas consideradas de risco para alagamentos e inundações, a maioria delas localizadas nas proximidades de córregos e margens de rios.

Para evitar prejuízos a Defesa Civil orienta a população que acompanhe as previsões do tempo e observe o comportamento dos córregos e rios. Zanetti recomenda que em caso de subida do nível da água as pessoas devem levantar os móveis, desligar os aparelhos elétricos da tomada e buscar locais mais seguros.

É importante também tomar medidas de precaução como não  se abrigar debaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão; evitar trafegar  em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos e, em caso de ocorrerem raios e/ou chuvas intensas, os equipamentos devem ser desligados das tomadas. Também devem ser evitados locais abertos e descampados e não ficar dentro da água; evitar rios e cachoeiras onde em condições de chuvas intensas, pode levar a ocorrência de cabeças d’água e, evitar em qualquer situação jogar lixo ou entulho em lotes baldios, bueiros, quintais, córregos e ruas.

Nas situações de perigo ou acidente a população deve acionar o Corpo de Bombeiros Militar, no numero 193. A Defesa Civil de Cuiabá pode ser acionada pelo telefone 3623-9633 ou pelo WhatsApp (65) 99310 8810.

LEIA MAIS