Anúncio

Cuiaba - MT / 5 de novembro de 2024 - 1:34

Deputado Sebastião Rezende indica parceria público-privada com empresas de aviação agrícola no combate aos incêndios

O deputado estadual Sebastião Rezende apresentou indicação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) mostrando a necessidade de se adotar providências que culminem com ações do governo em realizar parcerias com as prefeituras para a contratação de brigadistas para o combate aos incêndios, bem como a parceria público-privada com empresas de aviação agrícola para a utilização de aeronaves no combate às queimadas/incêndios florestais.

A propositura foi protocolada, devendo ser encaminhada ao governador de Mato Grosso, em virtude da situação caótica que o Estado está passando em função das queimadas, com efeitos sentidos por toda a população. Conforme os meios de comunicação tem noticiado, Mato Grosso é o estado do Brasil com maior número de queimadas, entre janeiro e agosto de 2024, com 36,4 mil focos de incêndios, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Somente em agosto, foram contabilizados mais de 13,6 mil focos, superando os números somados de janeiro a julho deste ano.

Foto: MAYKE TOSCANO/Secom-MT

O parlamentar também informou que o Governo Federal reconheceu situação de emergência em 58 municípios de Mato Grosso por causa da gravidade dos incêndios florestais. Com isso, as prefeituras dos municípios afetados agora têm a possibilidade de solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. “De início, importante registrar que é de conhecimento de todos que as queimadas causam efeitos prejudiciais à saúde. Ademais, as queimadas estão ligadas à maneira como a ocupação humana vem ocorrendo”, alertou o parlamentar no documento.

Nesse contexto, segundo Sebastião Rezende, a parceria do Estado junto às prefeituras, muitas delas sem estrutura e pessoal suficiente, seria de grande importância para dar uma resposta à população no efetivo combate dessas queimadas que têm gerado severas consequências, como morte de animais, destruição da vegetação e patrimônio, poluição do ar, aumento dos problemas de saúde, interdição de estradas, bem como muitos transtornos aos moradores. Da mesma forma, a atuação das aeronaves de empresas empresas de aviação agrícola, através de parceria, reforçaria os trabalhos dos órgãos competentes, podendo ter grande eficiência na mitigação da propagação dos incêndios florestais.

Foto: MAYKE TOSCANO/Secom-MT

Fonte: ALMT

LEIA MAIS