O deputado estadual Sebastião Rezende, como presidente da Comissão Permanente de Educação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), recebeu em reunião extraordinária nesta segunda-feira (19/12) o secretário estadual de Educação (Seduc), Alan Resende Porto, junto com sua equipe técnica, composta pelos adjuntos Karina França (Infraestrutura e Patrimônio), Alcimária Ataídes (Gestão Regional), Lélia Rocha (Gestão Educacional) e Ane Cristina (Administração Sistêmica), que estiveram prestando contas ao Legislativo e à população mato-grossense do trabalho frente a Secretaria de Educação nos últimos quatro anos.
Foram tratadas de pautas como infraestrutura escolar com reformas e construções de novas unidades escolares, inclusive escolas indígenas; ampliação de Escolas Militares, passando das 30 existentes para 60 até o final de 2026; redimensionamento escolar, estabelecido por lei federal, que determina a cooperação técnica entre Estado e Prefeituras, direcionando o Ensino Fundamental aos Municípios, ocorrendo a doação dos prédios e cessão dos profissionais com ônus pelo Estado.
Na oportunidade, Sebastião Rezende sugeriu que o redimensionamento seja feito de forma paulatina, com conclusão até 2027, evitando os transtornos vivenciados atualmente.
O parlamentar também questionou o ritmo lento das obras das Escolas José Rodrigues, em Boa Vista, Adolfo de Moraes e Pindorama, em Rondonópolis, e outras. Nesse sentido, Alan Porto assumiu o compromisso de enviar no mês de janeiro próximo a fiscalização e notificar as empresas.
Rezende lembrou que o trabalho, em janeiro de 2019 (legislatura passada), com a aprovação do novo Fethab, trouxe um incremento de quase 1 bilhão por ano, possibilitando reformar escolas como Emanuel Pinheiro, Marechal Dutra, construir a Escola Militar do Bairro Maria Thereza (Escola Tiradentes de Rondonópolis), a Escola José Rodrigues, em Boa Vista, e a quadra poliesportiva coberta para a Escola Estadual Antônio Guimarães Balbino, já concluída.
Rezende informou que, com o terreno na região do Residencial Mathias Neves já no nome do Governo do Estado, houve a definição de conveniar com a Prefeitura de Rondonópolis, sendo que, dessa forma, o recurso será repassado para o Município construir o prédio. Também falou sobre o projeto para redução quase total da alfabetização no Estado e de projetos de inclusão das pessoas com deficiência.
“Parabenizei a Drª. Érica Barbieri, que é psicóloga na nossa cidade de Rondonópolis e que doou para o Governo de Mato Grosso o Projeto Autismo na Escola, que já foi lançado em solenidade com a presença do governador, primeira-dama, secretários, e que esteve envolvido o médico da nossa cidade, o jovem Dr. Enã Nascimento, cujo material didático ‘Autismo na Escola’ baseia-se na sua história de vida”, explicou.
A reunião teve a participação da professora Maria Silvana Silva, diretora da Escola José Rodrigues, da professora Angelita Angélica P. Pedroso, integrante do CDCE (Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar), representando os professores, e Ângela Mendes Ferreira, representando os servidores, do vereador Cido Silva, deputados Wilson Santos e Thiago Silva e imprensa de Rondonópolis representada pelos jornalistas William Moreira e Cláudio.