O deputado estadual Sebastião Machado Rezende está propondo que o Governo do Estado possa tomar as providências necessárias para oferta do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio na Escola Técnica Estadual de Poxoréu, conhecida como Escola Agrícola de Poxoréu.
Nesse sentido, ele esteve em visita à unidade, nesta quinta-feira (29/6), junto com os secretários de Estado de Educação (Seduc), Alan Porto, e de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec Benitez.
O parlamentar, inclusive, encaminhou formalmente uma indicação com esse propósito para o Governo do Estado, apontando a necessidade de se promover o mais rápido possível uma pactuação entre a Seduc e a Seciteci, para que a oferta do ensino médio possa ser feita integrada ao ensino técnico na Escola Agrícola de Poxoréu.
Conforme Rezende, essa indicação é uma forma de proporcionar ao aluno com vocação para o trabalho no campo a oferta do ensino básico. Nesse contexto, destaca que a Escola Agrícola de Poxoréu possui uma estrutura muito grande e boa, com oito salas de aulas, laboratórios e uma ampla quadra poliesportiva coberta, com condições de ofertar os ensinos técnico e médio ao mesmo tempo.
Ele diz que a unidade tem hoje cerca de 130 alunos e tem condições de acomodar de 260 a 300 alunos a mais, considerando que tem salas ociosas. “Queremos também otimizar os espaços. Temos condições de dar uma estrutura muito boa aos alunos com a Seduc dentro desse projeto”, avalia.
Durante a visita em Poxoréu, Alan Porto ficou otimista com o modelo de ensino proposto a ser implementado na unidade, ficando de fazer um estudo junto às equipes técnicas para essa finalidade.
Em sua justificativa, o parlamentar enfatiza que o principal objetivo do ensino técnico é capacitar os alunos para o mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente, por isso ele tem um caráter prático e de rápida conclusão. Assim, muitos dos alunos dos cursos técnicos optam por cursá-los de forma concomitante ao ensino médio, ou seja, ao mesmo tempo.
Além disso, Rezende informa que também tem feito ao Estado o pedido para que possa ser ministrado nas Escolas Técnicas do Estado cursos superiores da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), de acordo com a vocação de cada região e atendendo as demandas da sua população.
A Tribuna