Anúncio

Cuiaba - MT / 3 de fevereiro de 2025 - 15:03

Hamas está 'pronto' para 2ª fase de negociação da trégua em Gaza com Israel, dizem autoridades


O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que iniciará as conversações sobre nova fase do cessar-fogo nesta segunda (2), com o enviado do presidente dos EUA, Donald Trump, para o Oriente Médio, Steve Witkoff. O grupo terrorista Hamas soltou mais três reféns israelenses neste sábado (1º)
Jornal Nacional
O Hamas está “pronto para iniciar as negociações para a segunda fase” do cessar-fogo com Israel na Faixa de Gaza, disseram dois responsáveis do movimento islamista palestino que falaram sob condição de anonimato, nesta segunda-feira (3), à agência de notícias AFP.
Segundo eles, o Hamas está esperando que os mediadores do cessar-fogo – Catar e Estados Unidos – retomem as negociações, que serão focadas em “evitar um retorno à guerra, a retirada militar” israelense de Gaza e “os critérios” para as trocas entre os últimos reféns israelenses e os prisioneiros palestinos.
“Estamos esperando que os mediadores lancem a segunda fase. Pedimos a eles que garantam que o ocupante israelense adira ao acordo e não o paralise”, afirmam.
O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que iniciará as conversações sobre a segunda fase com o enviado do presidente dos EUA, Donald Trump, para o Oriente Médio, Steve Witkoff, nesta segunda.
Netanyahu está em Washington e planeja se reunir com Trump nesta terça-feira.
De acordo com os termos do acordo de cessar-fogo entre o Hamas e Israel, cuja primeira fase entrou em vigor em 19 de janeiro, as conversações indiretas para definir os detalhes da segunda fase deveriam começar nesta segunda-feira (3).
A primeira fase, de 42 dias, envolve a libertação de 33 reféns israelenses em troca de cerca de 1.900 prisioneiros, na sua maioria palestinos, mantidos nas prisões israelenses.
Neste sábado (1º), mais três reféns israelenses foram libertados. Antes, três israelenses e cinco tailandeses foram soltos na quinta (30); quatro militares de Israel foram devolvidas no dia 25 de janeiro e três mulheres foram as primeiras a deixarem Gaza no dia 19.
A segunda fase deve incluir a libertação dos reféns restantes e incluir conversas sobre um fim permanente da guerra.
source
Fonte: G1

LEIA MAIS