Os Hospitais de Campanha (HCAMP) da Força Aérea Brasileira (FAB), instalados na cidade de Canoas (RS), registram um marco significativo: até a presente data, foram mais de 10 mil procedimentos realizados em apoio à população gaúcha.
Segundo a Comandante do Hospital de Campanha 1, Major Médica Carla Amaral de Almeida, a dedicação e a resiliência do efetivo para cumprir a missão é um dos destaques para o sucesso dos tratamentos. “Um dos grandes diferenciais do efetivo que compõe os dois HCAMPs é a máxima prontidão que a gente tem, além de grande dedicação e resiliência, sempre com foco em ajudar o próximo, com empenho e esforço máximos. Inclusive, temos militares aqui que perderam tudo e mesmo assim não querem deixar de vir trabalhar porque se sentem mais úteis dessa forma”, pontuou.
As Unidades de Saúde, em funcionamento desde o dia 11/05 (HCAMP 1) e 20/05 (HCAMP 2), desempenham um papel crucial na assistência médica, oferecendo atendimento de qualidade diariamente e contribuindo para dar suporte à saúde pública na região de Canoas (RS), uma das mais afetadas pelas enchentes. Em meio a esse cenário, destaca-se a primeira grande cirurgia realizada, até o momento, no HCAMP 1, que consistiu em uma ressecção de massa axilar.
“Atuando no HCAMP 1, em Canoas, o efetivo teve a possibilidade de se deparar com diversos pacientes, entre eles uma senhora que precisava de procedimento cirúrgico de urgência. Devido à estrutura no HCAMP 1, que conta com um centro cirúrgico muito bem equipado, foi possível realizar um tratamento padrão ouro nesta paciente. Realizamos a drenagem de uma secreção, a qual tinha alta suspeita até de ser uma lesão tumoral. No procedimento, também utilizamos ultrassom e aparelho de anestesia de alta tecnologia para podermos realizar um bloqueio anestésico, o qual permitiu que a paciente fosse submetida a um procedimento indolor, com muita segurança e alta resolutividade, tendo, por fim, uma recuperação muito rápida”, relatou um dos militares do efetivo do HCAMP 01, o Capitão Médico Bruno Albuquerque Souza, que realizou o procedimento cirúrgico.
Instalado com equipamentos que possibilitam a realização de cirurgias de diferentes complexidades, além da total estabilização do paciente, o HCAMP 1 tem desempenhado um papel primordial na rápida identificação, tratamento e acompanhamento de diversos casos de enfermidades.
A paciente Glória Oliveira da Silva destacou a eficiência dos profissionais e a qualidade da estrutura de saúde montada pela FAB em apoio às vítimas da enchente no RS. “Todos foram incríveis. Com toda essa estrutura maravilhosa e o trabalho de vocês, não tem como não ser grata. Eu nunca vou esquecer do que vocês fizeram por mim, vou levar essa dedicação e esse cuidado comigo para sempre”, agradeceu.
Hospitais de Campanha da Força Aérea em Canoas
Com os dois hospitais de Campanha, a FAB já atendeu cerca de 3.500 pacientes. O primeiro Hospital de Campanha da FAB está instalado ao lado do Hospital Nossa Senhora das Graças. Já o segundo está próximo à entrada da Base Aérea de Canoas (BACO). Ambos têm atendimento diário das 08h às 18h.
Para acompanhar toda a atuação da FAB no Rio Grande do Sul, acesse a página especial.
Fotos: Sargento Muller Marin / CECOMSAER