Anúncio

Cuiaba - MT / 13 de fevereiro de 2025 - 18:27

“Hugo Motta está botando as manguinhas de fora”

Eu e minha boca grande. Será que vou ter que dar a mão à palmatória e reconhecer que o ex-presidente Jair Bolsonaro, apesar dos vários indícios em contrário, é um grande estrategista político? Um gênio do xadrez 4D? O Ás do Centrão? Me pergunto isso porque o agora Presidente da Câmara dos Deputados (ó, que chique!) Hugo Motta andou dando umas declarações… interessantes.

Mas são apenas declarações. Palavras aos microfones e, pior, palavras de político. Por isso controle sua vontade de tripudiar quando eu lhe disser que ele, Hugo Motta, andou declarando por aí que o 8/1 não foi golpe. Uau! Só falta dizer que a grama também é verde. E disse mais, o deputado-menino. Disse que a anistia aos presos do 8/1 pode (pode!) ser discutida (discutida!) na Câmara.

Uni, duni, tê

Bastaram essas duas declarações para atiçar os dois lados da briga política. Sobre qual deles você quer que eu fale primeiro? Uni, duni, tê, vou falar da esquerda. Pois não teve jornalista fazendo comentário em tom de alerta e ameaça para o Planalto e o STF, dizendo que Hugo Motta está botando as manguinhas de fora e mexendo com algo “muito complexo e perigoso”, e sugerindo que talvez o sucessor de Lira tenha sido um cavalo-de-troia da direita?

“Ah”, você vai me interromper. “Tsc. Essa é a mesma que disse que criticar políticas públicas é crime”, você vai esclarecer. Ao que vou responder com: “Eu sei, mas mesmo assim”. Afinal, a gente sabe que esses colegas trabalham hoje como assessores de imprensa do governo, pior!, como defensores de uma mentalidade autoritária e que eles têm horror a qualquer coisa que os contrarie. Continuemos de olho, pois. Espertos como as serpentes e sem malícia como as pombas, lembra?

Ainda vou te ver preso

Por outro lado, Hugo Motta despertou o entusiasmo da direita. Que, por falar nisso, anda mesmo empolgada com a visita da Comissão de Direitos Humanos da OEA. Todo mundo na expectativa de que Alexandre de Moraes e seus coirmãos venham a sofrer algum tipo de punição. Ou que Elon Musk realize a profecia que fez quando o ministro mais querido do Brasil tirou o Twitter do ar: um dia ainda vou te ver preso.

São expectativas das quais não compartilho, mas pode ficar tranquilo. Pode continuar lendo, porque este balde aqui na minha mão não contém água fria, não. Contém otimismo – e do bom. Pense comigo: e se Hugo Motta, no auge de seus 35 anos de idade e desde os 22 convivendo entre as víboras do Centrão, percebeu o incrível potencial político de qualquer um que tiver coragem de se posicionar contra o STF? Só imagine!

Que burro, eu!

Ou de um ponto de vista menos cínico: e se Hugo Motta, por baixo de todo aquele brilho bozzano, tiver um cérebro privilegiado (em relação aos demais políticos), capaz de entender o perigo de dar tanto poder a um Estado controlado por vaidades ambulantes como Barroso & Cia? Mais: e se sob o paletó mal cortado houver um coração aberto à ideia de que a pacificação de um país conflagrado passa, necessariamente, por um Legislativo capaz de satisfazer as demandas populares por justiça e democracia de verdade?

Que tal? Desse jeito, é capaz de Hugo Motta virar até presidente! Se bem que, se essas hipóteses todas se confirmarem, serei obrigado a realmente dar minha mão à palmatória. Desta vez, a mão direita, já que a mão esquerda ainda tenta se recuperar dos danos causados pelo instrumento de tortura depois que inventei de prever a derrota de Milei na Argentina. Que burro, eu!

noticia por : Gazeta do Povo

LEIA MAIS