Anúncio

Cuiaba - MT / 17 de janeiro de 2025 - 19:01

Inmet emite alerta de perigo de chuvas intensas em MT

APARECIDO CARMO

DO REPÓRTERMT

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (17), alertas amarelo (de perigo em potencial) e laranja (de perigo) que abrangem todo o estado de Mato Grosso por conta das chuvas que devem atingir a região nas próximas horas.

Os alertas, válidos até a tarde deste sábado (18), preveem chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos intensos de até 100 km/h. Também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O alerta laranja abrange as cidades localizadas nas seguintes regiões: Centro-Sul Mato-grossense, Nordeste Mato-grossense, Norte Mato-grossense, Sudeste Mato-grossense e Sudoeste Mato-grossense.

Já o alerta amarelo abrange os municípios localizados nas seguintes regiões: Centro-Sul Mato-grossense, Nordeste Mato-grossense, Norte Mato-grossense, Sudeste Mato-grossense e Sudoeste Mato-grossense.

Previsão do tempo

Conforme o instituto Climatempo, há previsão de chuvas para a tarde desta sexta-feira (17) em Cuiabá de até 5,4 milímetros. No mesmo período deve ser registrada a máxima do dia: 30 graus.

No sábado (18), a previsão é de até 10,5 milímetros, com maior incidência no período da tarde. A previsão é que os termômetros cheguem até os 30 graus.

Em Chapada dos Guimarães, que decretou situação de emergência nesta sexta, a previsão é de até 6,6 milímetros de chuva no sábado. Os termômetros devem oscilar entre 23 e 29 graus.

Em Rio Branco, cidade que ficou isolada por conta da queda de um ponte após uma inundação causada pelas fortes chuvas, há previsão de até 13,6 milímetros de chuvas nesta sexta. No sábado, há previsão de 11,1 milímetros.

Outra cidade afetada pelas chuvas foi Salto do Céu, que deverá registrar até 9,4 milímetros de chuva nesta sexta. No sábado, a previsão é de 8 milímetros.

Orientações

As autoridades recomendam que as pessoas não busquem abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos e descargas elétricas. Também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão de energia e placas de propaganda.

Se possível, é recomendado desligar da tomada aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Em caso de emergência, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros, pelo 193; o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo 192; e a Defesa Civil, pelo 199.

FONTE : ReporterMT

LEIA MAIS