Anúncio

Cuiaba - MT / 22 de janeiro de 2025 - 9:06

Maierovitch: Trump salva golpistas, mas Bolsonaro segue em maus lençóis

Nesta terça, Trump anunciou o “perdão completo” a todos os 1,5 mil indiciados pela invasão, em um de seus primeiros atos em seu novo governo. No Brasil, a PF (Polícia Federal) indiciou Bolsonaro e mais 36 pessoas por tentativa de golpe.

Evidentemente, as situações são diferentes, mas o Bolsonaro está em maus lençóis, porque ele não consegue, nem no Congresso, uma anistia para ele e para os condenados.

Nos Estados Unidos tem um ponto interessante: a anistia está mais como crime de natureza política, mas preponderantemente para crimes políticos. A competência para anistiar é exclusiva do presidente, inclusive, pode se auto-anistiar com relação à condenação, como o caso daquela atriz [pornô Stormy Daniels]. Então, as situações são diferentes. Wálter Maierovitch, colunista do UOL

Maierovitch fez ainda um balanço do que aconteceu até agora nos EUA e no Brasil.

Nós tivemos aqui 741 acusados pelo Procurador-Geral da República pelos crimes gravíssimos de golpe de Estado, atentado violento ao Estado Democrático de Direito, danos etc. E nós temos até agora 77 condenações no Brasil.

O que nós tivemos nos Estados Unidos, a situação é bem mais grave. Nós tivemos 1179 acusados. Desses, 915 fizeram uma declaração de culpa. Eles se declararam culpados e barganharam uma sanção. 18 foram condenados por conspiração, 605 condenados por outros crimes graves ligados a esse ataque ao Capitólio e 141 por delitos menos graves e estão com prisão domiciliar. Wálter Maierovitch, colunista do UOL

noticia por : UOL

LEIA MAIS