O Comando é responsável pelas unidades das cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé e Santo Antônio de Leverger, abrangendo a maior população dentre as regionais. Sua importância estratégica e histórica o torna um dos comandos regionais mais relevantes do CBMMT.
Na mesma cerimônia de oficialização dele no cargo, foi celebrado o aniversário do 1º Batalhão, com homenagens aos membros que contribuíram para o seu desenvolvimento ao longo dos anos. Autoridades militares e civis foram valorizadas e reconhecidas publicamente pelo trabalho desempenhado.
No evento, o comandante-geral do CBMMT, coronel Alessandro Borges Ferreira, destacou o merecimento do tenente-coronel Heitor para assumir a função e agradeceu os integrantes do Batalhão pelo trabalho árduo e dedicação.
“Desejo todo o sucesso ao tenente-coronel Heitor, que assume a coordenação da área metropolitana. Tenho certeza de que ele continuará o excelente trabalho que vem sendo feito. Também expresso minha gratidão a todos os oficiais e praças do 1º Batalhão, que é uma unidade histórica que desempenha um papel fundamental em nossa instituição. Lidando com diversas ocorrências e enfrentando desafios diários, reconheço a dedicação e o trabalho árduo de todos vocês”, declarou o comandante-geral.
Também estiveram presentes na cerimônia representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Polícia Militar, Sesc-MT, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) além de autoridades civis e militares, familiares e integrantes da corporação.
O 1° Batalhão
O 1º Batalhão de Bombeiros Militar, também conhecido como “Batalhão Cacique”, foi fundado em 21 de fevereiro de 1975 e possui grande importância histórica para o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e para a sociedade em geral.
Ao longo de 49 anos de existência, tem realizado inúmeros atendimentos de emergência e desenvolvido diversas ações, como a construção do canil, ativação da companhia no Distrito Industrial de Cuiabá e análises de projetos e vistorias feitas pela Seção de Segurança Contra Incêndio e Pânico.
Além disso, o Batalhão desempenha um papel importante na formação de futuros oficiais da corporação. Também desenvolve projetos sociais, como o “Bombeiros do Futuro” e o “Karabom”, e realiza visitas de escolas, proporcionando às crianças a oportunidade de conhecer e participar de atividades relacionadas ao trabalho dos bombeiros.