O deputado estadual Sebastião Rezende tem contribuído grandemente para o fortalecimento do ensino superior de Rondonópolis e da região Sudeste do Estado, com a oferta de novos cursos superiores. Desta vez, ele está viabilizando, em parceria com a Prefeitura de Rondonópolis, a oferta do Curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) no Município.
Nesse sentido, Rezende esteve em reunião em Cuiabá com a reitora da Unemat, professora doutora Vera Maquêa, na companhia do vice-reitor Alexandre Porto; diretor do Campus Alto Araguaia e Rondonópolis, Caio César Abreu; diretor do Campus de Barra do Bugres, Eduardo Oenning; e do pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação, Darlan Guimarães.
O trabalho do deputado para ver se tornar realidade o Curso de Arquitetura e Urbanismo em Rondonópolis vem ocorrendo após as iniciativas bem-sucedidas para a implantação dos cursos de Direito e Engenharia Civil na Unemat, também através de recursos direcionados por emenda parlamentar. “Nossa luta é para que tenhamos um ensino superior público, gratuito e de qualidade”, garante o deputado.
A luta para viabilizar o curso de Curso de Arquitetura e Urbanismo já vem de algum tempo, com realização de outras reuniões entre Governo do Estado, Unemat e Prefeitura de Rondonópolis. Como a Unemat trabalha com orçamento enxuto e quadro limitado de pessoal, a emenda parlamentar se tornou a forma de concretizar esse intento.
A ideia é oferecer o novo curso para a comunidade da região em parceria com a Prefeitura de Rondonópolis.
Segundo repassado pela Unemat, o custo para a oferta de uma turma com 50 alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo é de R$ 1,2 milhão. Para isso, Rezende destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 600 mil e a Prefeitura vai bancar a outra metade.
Antes da Unemat realizar o primeiro processo seletivo, é necessário agora que a Prefeitura de Rondonópolis efetive o convênio com a instituição, com a destinação da sua parte correspondente.
Rezende externou ainda que já solicitou ao vereador Cido Silva para que articule uma reunião com o prefeito José Carlos do Pátio para resolver essas pendências envolvendo o Município.
A implantação do Curso de Arquitetura e Urbanismo em Rondonópolis também dependia de um espaço físico adequado – o que se tornou realidade com a cessão para a instituição no ano passado dos prédios construídos pela Prefeitura na área do antigo aeroporto.