Os diagnósticos e pesquisas realizadas para a elaboração do Plano Metropolitano de Logística e Mobilidade Sustentável do Vale do Rio Cuiabá (PlanMob VRC) foram apresentados em audiência pública realizada nesta segunda-feira (29.05). O objetivo do Plano é trazer melhorias para e soluções para mobilidade urbana e integração entre os municípios que fazem parte da região metropolitana.
Além da apresentação dos dados, a audiência foi uma oportunidade para ouvir sugestões do público presente, que pode acompanhar a reunião tanto presencialmente, como de forma remota pelo YouTube. A audiência pode ser vista aqui.
O secretário Adjunto de Gestão e Planejamento Metropolitano da Sinfra-MT, Rafael Detoni, apresentou as origens do plano e destacou a realização de uma pesquisa de Origem e Destino Domiciliar, a primeira realizada na região desde 2005. Segundo Detoni, essa pesquisa é uma oportunidade de conhecer os deslocamentos da população de forma quantitativa e qualitativa, escutando opiniões sobre a qualidade desses deslocamentos.
A apresentação foi conduzida pelo engenheiro José Carlos Xavier, do Consórcio responsável pela elaboração dos estudos. Além da pesquisa de Origem e Destino, foi apresentado um inventário da malha rodoviária, que percorreu mais de 1.400 quilômetros de rodovias da região e vias e avenidas urbanas, analisando a situação de cada uma.
A pesquisa também analisa o transporte de cargas na região e as rotas utilizadas por ciclistas, tanto no dia a dia, quanto em passeios de lazer e um diagnóstico da legislação de mobilidade da região.
Um dos dados destacados é que a maior parte dos deslocamentos diários é feito dentro dos próprios municípios. É o caso de Várzea Grande, onde apenas 20% dos deslocamentos são em direção à capital. Apenas Nossa Senhora do Livramento registrou mais viagens intermunicipais, com direção justamente a Várzea Grande.
“Essa pesquisa desmistifica algumas lendas urbanas. Saio muito satisfeito em razão dos números que vemos trazendo, das descobertas. Agora nós vamos avançar com o fechamento do relatório, absorvendo todas as contribuições e terminando a fase de diagnósticos”, concluiu Rafael Detoni.
O PlanMob VRC é voltado para a logística de toda a região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, composta por Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Acorizal e Chapada dos Guimarães. O objetivo é estabelecer diretrizes, propostas de ação, programas e investimentos para a política de mobilidade na região metropolitana.
Todos os documentos dos estudos realizados estão disponíveis no site da Sinfra-MT e também no site do PlanMob.