Anúncio

Cuiaba - MT / 7 de janeiro de 2025 - 15:33

Podcast debate mudanças de consumo causadas pelo streaming e propostas de regulação

Diferentes estudos apontam que o Brasil está entre os países que mais consomem conteúdo via streaming e que mais têm serviços desse tipo disponíveis para o consumidor. Um levantamento de 2022 da Ancine (Agência Nacional do Cinema) indicou cerca de 60 plataformas.

Juntas, elas somam mais de 60 mil títulos, entre filmes, séries, documentários, desenhos animados, novelas… Mais da metade desses conteúdos foi produzida há menos de dez anos e menos de 10% deles são brasileiros.

Em meio à consolidação desse cenário, o debate sobre regular o setor voltou recentemente ao Congresso. No ano passado, o Senado aprovou um projeto que estipula taxação de 3% sobre o lucro bruto anual dos serviços. O texto não tem previsão para ser votado na Câmara, onde um segundo projeto tramita em paralelo, obrigando as plataformas a investir pelo menos 10% do faturamento em produções nacionais. O governo Lula é a favor desta medida.

O Café da Manhã desta segunda-feira (6) discute as mudanças de consumo causadas pelo streaming no Brasil e o estágio das propostas de regulação dessas plataformas. A entrevistada é a produtora executiva Marina Rodrigues, idealizadora da newsletter Simplificando Cinema, sobre o mercado audiovisual.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Daniel Castro e Lucas Monteiro. A edição de som é de Lucas Monteiro e Raphael Concli.

noticia por : UOL

LEIA MAIS