Quatro máquinas que eram utilizadas na atividade de garimpo ilegal foram apreendidas pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (25.10), em ação realizada pelas equipes da Delegacia de Vila Bela da Santíssima Trindade e da Delegacia Especial de Fronteira (Defron).
As diligências que resultaram na apreensão das máquinas avaliadas em mais de R$ 5 milhões iniciaram após as equipes policiais receberem denúncia anônima sobre uma propriedade rural em que estava sendo realizada a atividade garimpeira com uso de escavadeiras e outros equipamentos.
Com base nas informações, os policiais foram até a propriedade, onde constataram a veracidade da denúncia, sendo encontradas no local quatro máquinas escavadeiras em pleno funcionamento em diversos pontos de atividade garimpeira, alguns às margens do Rio Sararé.
Ao avistar a presença dos policiais na propriedade, os operadores das máquinas tentaram escondê-las mata adentro, com intuito de dificultar o trabalho policial.
Durante as diligências no local, os policiais conseguiram localizar e apreender as máquinas utilizadas na atividade ilícita. Durante os trabalhos, foi possível perceber o dano ambiental que a atividade de garimpo vem causando na fauna e flora da região.
As investigações continuam para identificação e responsabilização dos envolvidos.
Fonte: SECOM MT