Anúncio

Cuiaba - MT / 1 de novembro de 2024 - 20:19

Polícia Militar encerra 9º Ciclo de Assistência Social, Saúde e Bem-Estar em Cuiabá

A Polícia Militar encerrou nesta terça-feira (31.10) o 9º Ciclo de Assistência Social, Saúde e Bem-Estar (Cassbem), no auditório do Quartel do Comando Geral, em Cuiabá. Participaram desta edição 514 alunos integrantes do 32º Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar, da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (ESFAP).

A programação contou com palestras de especialistas de diversas áreas do conhecimento, como médicos, psicólogos e assistentes sociais, sobre os mais variados temas, entre eles, dependência química, transtornos mentais, ansiedade e depressão.

De acordo com o  comandante da ESFAP, tenente-coronel Bruno Marcel Souza Tocantins, o 9º Cassbem foi realizado em alusão à Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, e que o tema sobre saúde mental faz parte da formação desses policiais.

“A nossa profissão é uma das mais estressantes do mundo e é justamente por isso que precisamos ter um olhar mais humanizado para saúde mental e bem-estar dos policiais militares. Os alunos tiveram um ciclo de 16 palestras que abordavam assuntos sobre a importância do autoconhecimento e da inteligência emocional, dentre outros assuntos, além da oportunidade para o diálogo e para a troca de experiências”, afirmou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, reforçou a importância da discussão sobre o tema e enfatizou que a instituição é uma das que mais investem na capacitação e preparo dos policiais militares. Além disso, o comandante falou sobre empatia com o próximo, desde os colegas de farda, amigos e familiares, independentemente de qualquer diferença.

“Ninguém sabe ou imagina o que se passa pela cabeça do outro e com um gesto muito simples, de se colocar à disposição, podemos salvar vidas. Nenhum policial militar trabalha sozinho, é sempre em dupla ou em equipe, então chamo atenção de vocês para perguntarem se seu companheiro de trabalho está bem ou se precisa de algo e se dedique em ajudá-lo. Saúde mental é coisa séria e precisamos estar dispostos para executarmos o nosso trabalho com excelência, capacidade e técnica”, comentou.

A psicóloga da Esfap, Nídia Fátima Ferreira, alertou para alguns sintomas primários para identificar a depressão como, tristeza mudança de humor ou irritabilidade de forma constante.

“Aos poucos, a pessoa também deixa de fazer alguma atividade que ela sentia prazer e passa a viver mais reclusa. Através do Cassbem, os alunos puderam conhecer os inúmeros trabalhos voltados à assistência social dentro da Polícia Militar e quem podem procurar um dos profissionais de saúde mental em qualquer momento”, finalizou.

A solenidade de encerramento do 9º Ciclo de Assistência Social, Saúde e Bem-Estar contou com entrega de homenagens aos alunos destaques e apresentação do Corpo Musical da Polícia Militar.

LEIA MAIS