A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na tarde desta quinta-feira (19.09), a aula inaugural do 9º Curso de Operações Rotam (COR), em Cuiabá. A solenidade de abertura contou com a presença dos 67 policiais militares de Mato Grosso e Rondônia, que fazem parte da turma.
O Curso de Operações Rotam é ministrado pelo Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel e tem duração prevista de 90 dias. O curso tem como objetivo instruir os alunos para adquirirem conhecimento teórico e prático sobre as padronizações de ações de patrulhamento tático, apresentando instruções necessárias para o emprego eficiente das equipes policiais voltadas a este tipo de trabalho policial.
O comandante do Batalhão Rotam, tenente-coronel Tiago Costa Gomes, ressaltou que o curso tem grande importância para o combate ao crime organizado, por ser uma capacitação formadora onde os alunos serão multiplicadores dos conhecimentos e fiscalizadores da correta execução do policiamento tático.
“Estamos com militares de todos os comandos regionais fazendo parte da turma e isso é reflexo da preocupação da nossa instituição em capacitar os policiais militares, na busca da garantia da segurança pública em todo o Estado e no combate às facções criminosas”, destacou o comandante.
“Sabemos que é um curso forte, desgastante, um dos mais difíceis da nossa instituição, mas desejo que todos os alunos tenham sucesso nesta nobre missão, se formando e se tornando fortalecidos em mais um método de combate à criminalidade, de forma mais capacitada e eficaz, retornando esses ensinamentos para a defesa da nossa sociedade”, declarou o comandante-geral.
A aula inaugural contou ainda com a presença do comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel Régis Braguin Silvério, que ministrou uma palestra com o tema: “A importância do patrulhamento tático no combate às facções criminosas”. Em sua fala, o coronel Braguin agradeceu o convite feito pela Rotam e elogiou a parceria entre as instituições militares, enaltecendo a história e o trabalho realizado pela PMMT.
O Curso de Operações Rotam teve sua primeira edição realizada no ano de 2006 e a mais recente finalizada em novembro de 2021. Em todas as edições, 224 policiais militares de Mato Grosso e Estados vizinhos foram formados no curso, recebendo o título de “Águias de Rotam”.
Fonte: SECOM MT