Anúncio

Cuiaba - MT / 19 de janeiro de 2025 - 12:03

Quem são as três reféns israelenses que devem ser liberadas pelo Hamas

Avera Mengistu e Hisham al-Sayed estão na lista de reféns que devem ser liberados pelo Hamas. A diferença é que eles são mantidos reféns na Faixa de Gaza desde 2014 e 2015, respectivamente. Ambos têm problemas mentais.

Hisham al-Sayed é cidadão israelense. Beduíno da cidade de Hura, no sul do país, em 2015 ele cruzou a fronteira de Gaza, e desde então tem sido mantido refém pelo Hamas. Grupo justifica que Sayed é um combatente israelense. Mas a organização de direitos humanos Human Rights Watch (HRW) garante que não é o caso, trata-se de um civil.

Pai dele citou problema de saúde mental do filho. “Hisham cruzou a fronteira para Gaza devido à sua doença”, afirmou Sha’aban al-Sayed. A família ficou sem saber de seu paradeiro por três meses após o desaparecimento. Até que o Hamas divulgou um comunicado anunciando que ele era refém em Gaza. “Como família, isso nos atinge onde mais dói”, disse o pai à DW.

Avera Mengistu é outro prisioneiro do Hamas em Gaza. Judeu israelense de ascendência etíope, ele é natural da cidade de Ashkelon, no sul de Israel. Como no caso de Sayed, o grupo argumenta que ele é um soldado israelense — enquanto a HRW garante que Mengistu é civil, não combatente.

Segundo a ONG de direitos humanos, Mengistu também sofre de problemas “sérios” de saúde mental. “Avera atravessou uma das fronteiras mais seguras do mundo, sob os olhos dos serviços de segurança”, lembra Gil Elias, um parente. “Estamos falando de uma pessoa com problemas mentais que se perdeu.”

* Com informações da DW.

noticia por : UOL

LEIA MAIS