Foi formalizado na tarde desta segunda-feira (10), os termos de parceria com as 37 Associações de Pais e Mestres (APMs) da rede municipal de ensino. Neste ano, a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Educação (Semed), destinará mais de R$ 3,5 milhões para que as unidades escolares, via APMs, possam realizar pequenas manutenções e garantir melhores condições de aprendizagem através da aquisição de material de expediente, brinquedos educativos e outros itens pedagógicos.
O recurso beneficiará diretamente estudantes, professores e a comunidade escolar. Ao todo, serão disponibilizados R$ 3.556,394,00, em duas parcelas. Cada APM receberá o recurso de acordo com o número de alunos nela matriculados. Há variação também no valor repassado para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Para cada aluno da Educação Infantil, o repasse é de R$ 198,00 e para cada aluno do Ensino Fundamental, R$ 148,00.
A iniciativa foi celebrada como um avanço para a educação municipal, que marca o início de uma nova etapa de colaboração entre o poder público e as comunidades escolares, proporcionando soluções de forma menos burocrática.
“Esse valor destinado é bem significativo para que as escolas consigam manter a infraestrutura em dia, adquirir materiais essenciais e realizar reparos necessários sem depender tanto de solicitações diretas à prefeitura”, ressaltou a diretora da Escola Municipal Vila Bela, Edilamar Nava.
O prefeito Alei Fernandes, pontuou que a descentralização da administração escolar é uma conduta muito inteligente, pois permite que quem está diretamente envolvido no dia a dia da escola tenha mais autonomia e capacidade de resposta às necessidades imediatas, melhorando não só a eficiência, mas também, fortalecendo o vínculo entre a gestão e a comunidade escolar.
“Com os recursos repassados, espera-se que as escolas possam oferecer um ambiente mais adequado e estimulante para o aprendizado, além de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes. Essa abordagem ajuda a criar um ambiente escolar mais dinâmico e responsivo às necessidades dos alunos e professores, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma mais eficaz”.
Alei destacou ainda que um dos compromissos da sua gestão é otimizar o desenvolvimento da educação e dos serviços prestados à população.
“Através da inclusão da tecnologia nas redes educacionais, principalmente do setor de matrículas, daremos um passo importante na modernização dos serviços prestados. A ideia de um aplicativo que permita aos cidadãos interagir diretamente com a administração para solicitar serviços e reportar problemas é uma excelente maneira de aumentar a transparência da gestão e resolver questões de forma célere e competente”, pontua.
Das 38 unidades escolares que integram a Semed, somente a escola Maria Teresa Paloschi, da Linha Santo Antônio do Morocó, que é uma escola rural, com menos alunos e turmas mistas, não conta com APM.
Para que cada associação possa receber os recursos, é necessário estar com todos os documentos em dia, bem como o planejamento para utilização deste dinheiro. A prestação de contas acerca da utilização de cada parcela também é indispensável para a liberação da parcela seguinte. Caso os integrantes das APMs tenham dúvidas sobre todo este processo, basta entrar em contato com o Departamento de Convênios, que fica na Secretaria de Fazenda, pelo 3545 8389, das 7h às 13 horas.
FONTE : MatoGrossoNews