Anúncio

Cuiaba - MT / 22 de janeiro de 2025 - 9:09

Sheinbaum diz que México é soberano e independente em resposta a decretos assinados por Trump

“Em primeiro lugar eu gostaria de dizer que o povo do México pode ter certeza de que nós sempre vamos defender a nossa soberania e a nossa independência. Em segundo lugar, nós sempre vamos apoiar os mexicanos e mexicanas que estão nos Estados Unidos. Esses são princípios fundamentais. E, em terceiro lugar, nós atuamos de acordo com os nossos princípios e com as nossas leis.”, afirmou.

Ao falar sobre a declaração de Estado de Emergência na fronteira entre os dois países, Sheinbaum disse que o decreto é muito semelhante ao que Trump assinou no seu primeiro mandato, em 2019, e que foi suspenso pelo ex-presidente Joe Biden.

“Precisamos agir com a cabeça fria e analisar os contextos. Se vocês compararem os dois decretos vocês verão que há pouca diferença entre eles. Isso foi em fevereiro de 2019. Naquela época, houve um trabalho de cooperação entre Trump e o presidente López Obrador. Ou seja, não é uma novidade”, informou a presidente.

Volta do Protocolo de Proteção ao Migrante

Mais conhecido como “Permaneça no México”, o Protocolo de Proteção ao Migrante também não é novidade para os mexicanos. Ele foi instaurado por Trump em dezembro de 2018 e previa que os imigrantes, que entrassem nos Estados Unidos de maneira irregular, fossem enviados ao México, para esperar o andamento dos processos de pedido de asilo, por um período máximo de 180 dias.

“Nós temos a nossa própria política migratória, mas também somos um governo humanitário. Então, buscamos que os imigrantes que estejam na fronteira sejam repatriados aos seus países de origem.”, disse Sheinbaum.

noticia por : UOL

LEIA MAIS